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Como fazer fotos de comida? primeiros passos

Como fazer fotos de comida? Primeiros passos que o fotógrafo deve tomar na hora de fotografar alimentos. Antes do clique sempre precisam se preocupar com os procedimentos para um ensaio de fotos perfeito. Aqui apresentaremos diversas informações, muitas delas não estão em nenhum livro, são instruções pré negociação e a execução em si, desde o primeiro contato com o cliente até o clique final, tudo isso para que você possa surpreender seu cliente e obter os melhores resultados do inicio ao fim.

Fotógrafo de alimentos, como preparar um ensaio

“Planejamento do local – sessão de fotos no estúdio ou na empresa? Prefiro sempre na empresa, lembre-se que seu cliente possui mais experiência que você no ramo alimentício, o lado técnico dele sobre as coisas é importante”

Orientação prévia para o cliente nas fotos de alimentos.

Nos ensaios de fotos publicitárias de alimentos, comida ou gastronomia, chame como quiser, sugerimos obrigatoriamente uma reunião antes de mais nada.  Nesta reunião você poderá elaborar um orçamento com mais precisão, pois nesse primeiro contato as reais necessidades do cliente vão aparecer e assim você poderá obter um resultado mais eficiente e produtivo. Na maior parte das vezes o cliente não tem muita noção sobre estes serviços fotográficos, cabe ao fotógrafo explicar as diferenças, por exemplo, entre fotos de fundo branco para um catálogo e fotos para uma apresentação sugestiva tem uma enorme diferença. Enquanto uma foto informa e é ligeiramente mais rápida a outra é extremamente sedutora, dá agua na boca e consequentemente leva muito mais tempo na sua preparação.

 

Saiba exatamente que o tipo de foto que seu cliente deseja, isso vai influenciar muito na elaboração do seu orçamento. E fica aqui uma dica, sempre, sempre demora muito mais do que você imagina. Só para se ter uma ideia, já fiquei produzindo uma mesa de chocolates durante 2h para finalizar com apenas 15min de cliques. Produção em fotos de alimentos demanda muito tempo.

foto de chocolates por erich sacco

 

Sabendo disso eu deixo o cliente apresentar seu negócio, falar do ele que faz e é neste momento que você poderá obter informações que o ajudarão nos ensaios, vem muita coisa importante nessa hora que te dirão o caminho correto a seguir, que estilo aplicar, que luz, que fundo e outras coisas do gosto e das expectativas do cliente. Sugiro pesquisar um pouco na web (Google, Pinterest, Insta) antes de ir para a reunião e depois na execução também. Pesquise tanto o negócio do cliente quanto os seus concorrentes, saiba se ele é o tubarão ou a sardinha. Compreenda suas expectativas com a sessão de fotos, saiba o que ele realmente espera de você. Pode parecer óbvio que ele queira “somente fotos”, mas o tipo de foto que vai fazer precisa estar bem definido, tente de alguma maneira apresentar ideias antes da sessão, vão te ajudar. No início da minha carreira já vi o cliente desejar maçã, mas na verdade ele queria pera e ficar frustrado com toda a sessão de fotos e o pior é que eu não havia percebido isso, fique atento ao que ele deseja e precisa. Comunicação truncada, ele pensa uma coisa mas na verdade queira outra

Prato de Fettuccine verde e branco com molho à Carbonara.

” Comunicação truncada, ele pensa uma coisa mas na verdade queira outra” Neste ensaio o cliente queria um prato sofisticado, mas na verdade ele precisava era de algo mais casual e despojado.

 

Aqui abaixo uma estratégia para execução do material com os seguintes critérios:

  • Determinar os itens e estilos que serão envolvidos nas fotos – dimensões, quantidade, manuseio e outros. Concentre-se nos pratos mais bonitos e “plásticos”, visualmente falando. Prefira fazer algumas fotos muito impactantes ao invés de fazer diversas fotos sem graça. Uma imagem incrível vai te trazer muito mais resultados e o melhor, outros clientes, acredite nisso! O alimento precisa ser bem visível e identificável a uma certa distância. Vou tentar explicar melhor. Por exemplo, bolinhos de carne com a montagem e iluminação inadequada podem aparentar outra coisa vistos de certa distância, cuidado com isso. Já cometi erros grosseiros nesse sentido no inicio da minha carreira. Sempre olho o visor da câmera com 1m ou 2 de distância e se não consigo identificar o que está ali, não está bom, então refaço e reorganizo os itens até ficar identificável naquela distância.
  • Planejamento do local  e supervisão técnica – sessão de fotos no estúdio ou na empresa? Prefiro sempre na empresa, lembre-se que seu cliente possui mais experiência que você no ramo alimentício, o lado técnico dele sobre as coisas é fundamental e pode te salvar de erros bobos. Por exemplo, você acha que fazer uma foto do sushi com o hashi espetado nele vai ser muito legal, no entanto isto é uma heresia em termos de comida japonesa, não se espeta o palito no peixe nunca, você saberia disso? Talvez não, mas tenho certeza que seu cliente sim, daí a necessidade de ele estar presente acompanhando tudo. Cuidado, não é deixar ele dirigir suas fotos é somente uma preocupação técnica, um consultor ali do seu lado. Explique isso com cuidado. Lembre-se que é você que deverá estar sempre no comando. Fique firme nisso, você não pode deixar isso se transformar em insegurança, que é diferente.
  • Duração programada – quanto tempo vai durar a sessão e seus desdobramentos. Não esqueça que sua energia está diretamente ligada à sua criatividade, quando cansar os resultados serão prejudicados, 3h é o tempo ideal para uma sessão, se precisar fotografar mais que isso, abra uma nova sessão depois e continue o job.
  • Providências importantes – acessórios e complementos técnicos, elementos de composição naturais e de decoração. Vou explicar melhor, sobre os elementos de composição naturais, quando definiu os pratos, separe porções “in natura” de alguns ingredientes, eles poderão compor melhor as fotos, por exemplo: se fôssemos fazer uma sessão de fotos de pizzas e sendo escolhida a Marguerita, tenha um maço de manjericão, tomates bem vermelhos e vistosos, pedaços de mozzarella e assim por diante. Não esqueça também dos elementos de composição de decoração, seguindo o mesmo exemplo da pizza, tenha uma base de madeira para colocar a pizza, discos de corte, cumbucas pequenas e médias para colocarmos azeitonas e outros itens como moedores de pimenta e sal, frascos para o azeite e assim vai. Lembre-se de que porções menores são melhores para as fotos, assim podemos nos aproximar mais dos produtos e obtermos mais detalhes. Prefira sempre pratos e tudo mais em proporções menores.
  • Riscos calculados – perigos para realização das fotos, locais muito úmidos, frios ou quentes e outras condições que podem afetar a integridade dos equipamentos e do próprio profissional e sua equipe. Isso precisa ser discutido antes das fotos. Nosso equipamento e integridade em primeiro lugar.
  • Objetivos do cliente – a finalidade ou mídia ( internet, mídia digital indoor ou outdoor, jornal, revista, folder, banner) requer procedimentos específicos no momento da captação. Tem imagens que não podem ser utilizadas em proporções diferentes da captação. Por exemplo, não tem como utilizar uma imagem feita de forma horizontal para ser utilizada de forma vertical, e outras coisas mais. Saiba o uso final das imagens para não cometer esses erros de captação.

 

“Duração programada – quanto tempo vai durar a sessão e seus desdobramentos. Não esqueça que sua energia está diretamente ligada à sua criatividade, quando cansar os resultados serão prejudicados, 3h é o tempo ideal para uma sessão, se precisar fotografar mais que isso, abra uma nova sessão depois e continue o job.”

 

Para entender melhor na hora de apresentar seu orçamento:

A fotografia possui diversos ramos, sendo que um deles é a fotografia publicitária. Dentro deste ramo existem mais de uma dezena de subcategorias, como por exemplo: alimentos, arquitetura, corporativa, industrial, aéreas, agronegócio, joias e outras. Cada uma destas subcategorias exige uma especialização, e em algumas delas, o fotógrafo necessita de anos de formação para executar com sucesso uma boa imagem. Contrate um fotógrafo publicitário e de preferência que tenha experiência na sua área. A pior coisa que se pode fazer é contratar um fotógrafo de outro ramo, como por exemplo contratar um fotógrafo jornalístico para fazer fotos publicitárias, isto não vai acabar bem. Ele pode até ser um excelente fotógrafo jornalístico mas isso não garante nada que ele fará, nem de longe, boas fotos na publicidade. Já ouviu essa expressão: “cada macaco no seu galho”. Se sua ideia é se tornar um fotografo de alimentos, estude grandes mestres da área, já é um bom começo.

Finalizando

Ao final do trabalho postamos na nuvem ou enviamos pro wetransfer todas as fotos aprovadas pelo estúdio, já tratadas e em diversos formatos (original, 8k, 4k, fullhd, Blog e Insta) e compressões. Oferecemos as fotos com ou sem marca d’agua do cliente. Além disso adicionamos também metadados com palavras-chaves de interesse do cliente para facilitar indexações no Google (SEO).

 Veja aqui  algumas referências de trabalhos já executados com sucesso por Erich Sacco

A Neopix produz fotos publicitárias de produtos, alimentos, corporativas, joias e muito mais.

 

 

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