Exit

Fotógrafo de alimentos PASSO A PASSO!

Orientação prévia para clientes e fotógrafos nas fotos de alimentos.

Uma breve apresentação, esse material foi produzido pelo professor Erich Sacco, fotógrafo profissional e videomaker com grande expertise na área. O objetivo é ajudar outros profissionais e os próprios clientes que desejarem obter um ótimo resultado em suas fotos de alimentos e pratos de gastronomia

Nos ensaios de fotos publicitárias de alimentos, comida ou gastronomia, chame como quiser, sugerimos uma reunião com nosso consultor previamente ao orçamento, sem custos e sem compromisso, pois em muitos casos é necessário verificar as reais necessidades do cliente para assim obter um resultado mais eficiente e produtivo. Nosso consultor fotográfico irá checar as melhores condições de luz para fotos internas e externas, necessidade de iluminação artificial, contratação de modelos, auxiliares e outros.

Na impossibilidade dessa reunião, nos envie seu telefone/celular e horários disponíveis para que nosso consultor entre em contato.

Nosso consultor poderá elaborar com precisão uma estratégia para execução do material publicitário com os seguintes critérios:

  • Determinar os itens que serão envolvidos nas fotos – dimensões, quantidade, manuseio e outros. Concentre-se nos pratos mais bonitos e plásticos visualmente falando. Prefira fazer algumas fotos muito impactantes ao invés de fazer diversas fotos sem graça. Uma imagem incrível vai te trazer muito mais resultados, acredite nisso.Tem de ser bem visível e identificável a uma certa distância. Por exemplo, bolinhos de carne com a montagem e iluminação inadequada podem aparentar outra coisa, cuidado com isso.
  • Planejamento do local – sessão de fotos no estúdio ou na empresa, que sempre é nossa preferência pelo lado técnico do contratante.
  • Duração programada – quanto tempo vai durar a sessão e seus desdobramentos.
  • Providências importantes – acessórios e complementos técnicos, elementos de composição naturais e de decoração. Vou explicar melhor, sobre os elementos de composição naturais, quando definiu os pratos, separe porções “in natura” de alguns ingredientes, eles poderão compor melhor as fotos, por exemplo: se fôssemos fazer uma sessão de fotos de pizzas e sendo escolhida a marguerita, tenha um maço de manjericão, tomates bem vermelhos e vistosos, pedaços de mozzarella e assim por diante. Não esqueça dos elementos de composição de decoração também, seguindo o mesmo exemplo da pizza, tenha uma base de madeira para colocar a pizza, discos de corte, cumbucas pequenas e médias para colocarmos azeitonas e outros itens, moedores de pimenta e sal, frascos para o azeite. Lembre-se de que porções menores são melhores para as fotos, assim podemos nos aproximar mais dos produtos e obtermos mais detalhes. Prefira sempre pratos e tudo mais em proporções menores.
  • Riscos calculados – perigos para realização das fotos, locais muito úmidos, frios ou quentes e outras condições que podem afetar a integridade dos equipamentos e do próprio profissional e sua equipe. Isso precisa ser discutido antes das fotos.
  • Objetivos do cliente – a finalidade ou mídia ( jornal, revista, folder, banner, internet) requer procedimentos específicos no momento da captação. Tem imagens que não podem ser utilizadas em proporções diferentes da captação. Por exemplo, não tem como utilizar uma imagem feita de forma horizontal para ser utilizada de forma vertical, e outras coisas mais.

Para entender melhor:

A fotografia possui diversos ramos, sendo que um deles é a fotografia publicitária. Dentro deste ramo existem mais uma dezena de subcategorias, como por exemplo: alimentos, arquitetura, corporativa, industrial, aéreas, agronegócio, joias e produtos. Cada uma destas subcategorias exige uma especialização, e em algumas delas, o fotógrafo necessita de anos de formação para executar com sucesso uma boa imagem. Contrate um fotógrafo publicitário e de preferência que tenha experiência na sua área. A pior coisa que se pode fazer é contratar um fotógrafo de outro ramo, como contratar um fotógrafo jornalístico para fazer fotos publicitárias, isto não vai acabar bem. Ele pode até ser um excelente fotógrafo jornalístico mas isso não garante que ele fará nem de longe boas fotos na publicidade, já ouviu não é, “cada macaco no seu galho”.

 Veja aqui  algumas referências de trabalhos já executados com sucesso.

Ao final do trabalho postamos na nuvem todas as fotos aprovadas do ensaio tratadas em diversos formatos e definições com ou sem marca d’agua do cliente e também com ou sem metadados de palavras chaves. Emitimos Nota Fiscal Eletrônica e faturamos 30dde ou entrada e 30 dias.

Aguardamos seu email ou telefonema para agendarmos uma visita e assim produzirmos um orçamento personalizado para seus negócios.

A Neopix produz fotos publicitárias de produtos, alimentos, corporativas, joias e muito mais.

 

 neopix fotografia | erich sacco

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Go top