Exit

10 melhores poses de RETRATO CORPORATIVO masculino

O que é um retrato corporativo?

Trata-se de uma foto profissional da cabeça e dos ombros, mas pode se um pouco mais abrangente em alguns casos e ainda sim é considerada um retrato. O olhar quase sempre é direto, no sentido lente. As expressões variam de sério, simpatia e sorriso. O fotografado saberá qual destas o representará melhor. Estas poses e muito mais você pode encontrar em nossos serviços da Neopix fotografia e cinema. 

Como é feito um retrato corporativo?

Na questão de iluminação, podemos usar artificial (flashes) ou natural, como a luz de uma janela. Existem vários estilos e formas para se fotografar uma pessoas. Esta que vou apresentar é uma luz com flash muito clássica e foi bastante utilizada pelo fotógrafo de moda Richard Avedon. Você precisará de apenas uma fonte de luz suave, um fundo neutro, geralmente branco (ele fica cinza por ausência de luz) e uma pose confiante e envolvente. Pronto, ensaio a la Richard Avedon. Logo a seguir as 10 melhores poses de RETRATO CORPORATIVO masculino.

Qual a importância de um retrato corporativo?

“Para criar um belo retrato, mais do que ter um bom equipamento e um bom profissional por trás das lentes, é preciso que fotógrafo e retratado estabeleçam algum tipo de contato – mesmo que seja apenas o da comunicação. Respeito e confiança, também fazem parte do pacote de laços emocionais tão necessários na construção desta categoria fotográfica, por isso ela é considerada um dos tipos mais difíceis de fotografia.” Segundo Biah Percinoto

Dizia Richard Avedon “Um retrato não é uma semelhança. No momento em que uma emoção ou fato é transformado em fotografia, não é mais um fato, mas uma opinião. Não existe imprecisão em uma fotografia. Todas as fotografias são precisas. Nenhum deles é verdade”.

No retrato clássico, a regra dos terços diz que os olhos da pessoa fotografada devem estar a altura de um terço superior. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento. A pessoa deve estar com perfil parcial, costas próxima a uma das margens e frente voltada levemente para o lado maior da foto, tendo os olhos direcionados à objetiva da câmera. Olhos baixos significam depressão e tristeza, olhos altos, indicam altivez e contemplação.

Hoje em dia já existem muitas variações e o conceito de retrato mudou ao longo dos anos: desde o uso de super angulares como as fotos de Platon, de expressões de Nigel Parry, a diversidade de Anton Corbijn, a delicadeza da luz de David Hamilton, o preciosismo e acabamento de Annie Leibovitz, a inclusão social de Diane Arbus, o estilo de Juan Esteves, a elegância de Márcio Scavone, a iluminação de Yousuf Karsh, as experimentações de Robert Mapplethorpe, a poesia de Walker Evans e a vontade de Albert Watson, este último que nasceu cego de um olho e produziu celebres fotos ao longo da carreira.

Aqui você pode encontrar mais referências de poses https://pin.it/3ZYAYEd

As utilizações destas imagens de retrato corporativo variam, mas na grande maioria das vezes são para uma boa apresentação nas redes sociais e outras mídias digitais. Os nomes das poses são apenas para ilustração e não representam algo sobre o fotografado e nem fazem parte de qualquer nomenclatura didática. Esperamos que você curta as 10 melhores poses de RETRATO CORPORATIVO masculino e respectivas instruções de iluminação por Erich Sacco

LISTA de 10 poses de retratos corporativos masculinos:

  1. pose, descolado
  2. pose, Superman
  3. pose, abotoadura
  4. pose, na parede ou procurado
  5. pose, descolado de braço cruzado na parede
  6. pose, o pensador
  7. pose, descascando amendoim
  8. pose, no balcão
  9. pose, o policial
  10. pose, inclinado

 Veja mais informações com exemplos:

1ª pose, descolado:

 retrato-corporativo-em-Campinas

Luz contra com rebatedor frontal. Pose encostado na parede com uma mão no bolso, chamo de o “descolado”, o queixo mais alto pode dar um ar desafiador e também gosto muito de girar a cabeça um pouco para deixar apenas um olho mais proeminente.

2ª pose, Superman:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose frontal com as mãos na cintura, chamo essa de “Superman”, peito estufado, confiante, fique um pouca abaixado com a câmera na altura do peito. Isto fará o fotografado parecer mais poderoso.

3ª pose, abotoadura:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose lateral com as mãos arrumando abotoadura, chamo essa de “abotoadura”. A cabeça precisa ficar bem torcida, como se tivessem chamado a pessoa e ela olha para o lado rapidamente. Ponto de vista do fotógrafo mais baixo.

4ª pose, na parede OU PROCURADO :

retrato-corporativo-em-são-paulo_

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com os braços cruzados e encostado na parede, chamo de “na parede”. esta pose tem um ar de “procurado”, a luz fica quase na frente do modelo, dá pra ver pela sombra. tem um rebatedor na lateral clareando um pouco a face escura.

5ª pose, descolado de braço cruzado na parede:

ensaio em estudio-fotografico-em-Sao-Paulo

Luz contra com rebatedor frontal protegendo do flare. Pose do modelo frontal com braços cruzados e encostado na parede, chamo de “descolado de braço cruzado na parede”

6ª pose, O pensador:

Luz contra com rebatedor frontal e luz de recorte lado oposto. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de “o pensador”. Esta luz é diferente das demais, não é a luz do R.A.,esta tem recorte de luz e é mais dramática.

7ª pose, descascando amendoim:

Luz lateral com rebatedor. Pose do modelo frontal com mãos juntas como se tivesse arrancando a cutícula, chamo de “descascando amendoim”. repare no rebatimento para suavizar a lateral escura. Ponto de vista na altura do peito.

8ª pose, no balcão:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com com cotovelo no balcão chamo de “no balcão”. Ponto de vista baixo.

9ª pose, o policial:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos juntas atrás das costas segurando o punho, chamo de “o policial”. Ponto de vista baixo

10ª pose, inclinado:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas na perna que deve estar em um banquinho. O tronco fica ligeiramente inclinado, chamo de “inclinado”. parece que a pessoa vai sair correndo, sabe quando o corredor vai largar. Mais ou menos isso.

 

Estas e muito mais você pode encontrar em nossos serviços da Neopix fotografia e cinema. 

Também prestamos os serviços abaixo:

FORMAÇÃO DE BANCO DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS (FBIP):
https://neopix.com.br/publicidade/

COBERTURA DE EVENTOS CORPORATIVOS (CEC):
https://neopix.com.br/imagens-corporativas/

Qualquer dúvida estamos à disposição.

3 comments

  1. Pingback: Importância de um Retrato Corporativo - São Paulo e Campinas

  2. Pingback: O que são fotos executivas? Como fazer fotos assim?

  3. Pingback: O que são fotos executivas? Como fazer fotos executivas?

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Go top