Exit

AS melhores poses de RETRATOS CORPORATIVOS

O que é um retrato corporativo e como é produzido? Este ensaio é uma foto profissional da cabeça e ombros com uso de luz de estúdio e fundo neutro. O olhar quase sempre é direto, no sentido da lente. As expressões variam de sério, simpatia e sorriso. O fotografado sempre saberá qual destas o representará melhor. Na questão de iluminação, podemos usar artificial (flashes) ou natural. Existem várias formas para se obter uma boa luz. A que vou apresentar, que gosto muito de usar, é uma luz com flash muito clássica e foi bastante utilizada pelo fotógrafo de moda Richard Avedon. Você precisará de luz suave, um fundo neutro e uma pose confiante e envolvente. Logo abaixo as melhores poses de retratos corporativos femininos e masculinos.

Dizia Richard Avedon “Um retrato não é uma semelhança. No momento em que uma emoção ou fato é transformado em fotografia, não é mais um fato, mas uma opinião. Não existe imprecisão em uma fotografia. Todas as fotografias são precisas. Nenhum deles é verdade”.

No retrato clássico, a regra dos terços diz que os olhos da pessoa fotografada devem estar a altura de um terço superior. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento. A pessoa deve estar com perfil parcial, costas próxima a uma das margens e frente voltada levemente para o lado maior da foto, tendo os olhos direcionados à objetiva da câmera. Olhos baixos significam depressão e tristeza, olhos altos, indicam altivez e contemplação.

As utilizações destas imagens de retrato corporativo variam, mas na grande maioria das vezes são para uma boa apresentação nas redes sociais e outras mídias digitais. Os nomes das poses são apenas para ilustração e não representam algo sobre o fotografado e nem fazem parte de qualquer nomenclatura didática. Esperamos que você curta as melhores poses de RETRATOS CORPORATIVOS femininos e masculinos e respectivas instruções de iluminação por Erich Sacco

Poses de retratos corporativos FEMININOS

  1. sentada na caixa
  2. mão no ante braço
  3. mãos no colo
  4. braço cruzado com um ombro na parede
  5. mãos juntas no rosto
  6. tronco torcido de braços cruzados
  7. tô indo embora
  8. procurada 
  9. apoiada no balcão
  10. sentada de pernas cruzadas

Veja os exemplos abaixo:

1ª pose, SENTADA NA CAIXA:

Luz lateral suave com rebatedor, mãos na coxa e ligeira inclinação pra frente. chamo essa de: SENTADA NA CAIXA, fundo branco sem luz o que produz o efeito cinza.

2ª pose, MÃO NO ANTE BRAÇO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose frontal com a mão no antebraço, chamo essa de MÃO NO ANTE BRAÇO. Essa luz em questão não faz parte do estilo de Richard Avedon.

3ª pose, MÃOS NO COLO:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com as mãos juntas, chamo essa de mãos no colo.

4ª pose, BRAÇO CRUZADO COM UM OMBRO NA PAREDE:

Luz lateral com rebatedor na própria parede. Pose frontal com braços cruzados e encostada de lado na parede, chamo de braço cruzado com um ombro na parede.

5ª pose, MÃOS JUNTAS NO ROSTO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose lateral com braços cruzados apoiados e mãos juntas, chamo de mãos juntas no rosto.

6ª pose, TRONCO TORCIDO DE BRAÇOS CRUZADOS:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de tronco torcido de braços cruzados.

7ª pose, TÔ INDO EMBORA:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mão no cabelo e outra na cintura, em alguns casos a outra mão pode apoiar o cotovelo, chamo de tô indo embora.

8ª pose, “PROCURADA”:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com braços cruzados e com as costas na parede, chamo de procurada. Lembra aquela luz de interrogatórios policiais

9ª pose, APOIADA NO BALCÃO:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com apoiada no balcão e outra na cintura, chamo de apoiada no balcão.

10ª pose, SENTADA DE PERNAS CRUZADAS:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas nas pernas cruzadas. O tronco fica ligeiramente inclinado para frente, chamo de sentada de pernas cruzadas.

 

Poses de retratos corporativos masculinos:

  1. descolado
  2. Superman
  3. abotoadura na parede
  4. procurado
  5. descolado de braço cruzado na parede
  6. o pensador
  7. descascando amendoim
  8. no balcão
  9. o policial
  10. inclinado

 Veja mais informações com exemplos:

1ª pose, descolado:

 retrato-corporativo-em-Campinas

Luz contra com rebatedor frontal. Pose encostado na parede com uma mão no bolso, chamo de o “descolado”, o queixo mais alto pode dar um ar desafiador e também gosto muito de girar a cabeça um pouco para deixar apenas um olho mais proeminente.

2ª pose, Superman:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose frontal com as mãos na cintura, chamo essa de “Superman”, peito estufado, confiante, fique um pouca abaixado com a câmera na altura do peito. Isto fará o fotografado parecer mais poderoso.

3ª pose, abotoadura:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose lateral com as mãos arrumando abotoadura, chamo essa de “abotoadura”. A cabeça precisa ficar bem torcida, como se tivessem chamado a pessoa e ela olha para o lado rapidamente. Ponto de vista do fotógrafo mais baixo.

4ª pose, na parede OU “PROCURADO” :

retrato-corporativo-em-são-paulo_

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com os braços cruzados e encostado na parede, chamo de “na parede”. esta pose tem um ar de “procurado”, a luz fica quase na frente do modelo, dá pra ver pela sombra. tem um rebatedor na lateral clareando um pouco a face escura.

5ª pose, descolado de braço cruzado na parede:

ensaio em estudio-fotografico-em-Sao-Paulo

Luz contra com rebatedor frontal protegendo do flare. Pose do modelo frontal com braços cruzados e encostado na parede, chamo de “descolado de braço cruzado na parede”

6ª pose, O pensador:

Luz contra com rebatedor frontal e luz de recorte lado oposto. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de “o pensador”. Esta luz é diferente das demais, não é a luz do R.A.,esta tem recorte de luz e é mais dramática.

7ª pose, descascando amendoim:

Luz lateral com rebatedor. Pose do modelo frontal com mãos juntas como se tivesse arrancando a cutícula, chamo de “descascando amendoim”. repare no rebatimento para suavizar a lateral escura. Ponto de vista na altura do peito.

8ª pose, no balcão:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com com cotovelo no balcão chamo de “no balcão”. Ponto de vista baixo.

9ª pose, o policial:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos juntas atrás das costas segurando o punho, chamo de “o policial”. Ponto de vista baixo

10ª pose, inclinado:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas na perna que deve estar em um banquinho. O tronco fica ligeiramente inclinado, chamo de “inclinado”. parece que a pessoa vai sair correndo, sabe quando o corredor vai largar. Mais ou menos isso.

 

Estas e muito mais você pode encontrar em nossos serviços da Neopix fotografia e cinema. 

Também prestamos os serviços abaixo:

FORMAÇÃO DE BANCO DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS (FBIP):
https://neopix.com.br/publicidade/

COBERTURA DE EVENTOS CORPORATIVOS (CEC):
https://neopix.com.br/imagens-corporativas/

Qualquer dúvida estamos à disposição.

 

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Close
Go top