Lista das 20 melhores poses de RETRATOS CORPORATIVOS
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sentada na caixa
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mão no ante braço
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mãos no colo
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braço cruzado e ombro na parede
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mãos juntas no rosto
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tronco torcido de braços cruzados
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tô indo embora
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Interrogatório ou “procurada”
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apoiada no balcão
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sentada de pernas cruzadas
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descolado
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Superman
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abotoadura
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sombra
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descolado de braço cruzado na parede
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o pensador
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descascando amendoim
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no balcão
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o policial
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inclinado
“Reorientamos a sua postura corporal e expressão facial criando uma imagem forte e confiante.”
Criamos essa lista das 20 melhores poses de retratos corporativos femininos e masculinos feitas pelo fotógrafo Erich Sacco. O ensaio corporativo é uma foto profissional da cabeça e ombros com uso de luz de estúdio e fundo neutro. O olhar quase sempre é direto, no sentido da lente. As expressões variam de sério, simpatia e sorriso. O fotografado sempre saberá qual destas o representará melhor. Na questão de iluminação, podemos usar artificial (flashes) ou natural. Existem várias formas para se obter uma boa luz. A que vou apresentar, que gosto muito de usar, é uma luz com flash muito clássica e foi bastante utilizada pelo fotógrafo de moda Richard Avedon. Você precisará de luz suave, um fundo neutro e uma pose confiante e envolvente.Para completar as roupas, talvez elas são as determinantes na característica do retrato corporativo, cores sóbrias, preto branco ou cinza. Veja abaixo as fotos e mais informações como exemplos:
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1ª pose, SENTADA NA CAIXA:

Luz lateral suave com rebatedor, mãos na coxa e ligeira inclinação pra frente. chamo essa de: SENTADA NA CAIXA, fundo branco sem luz o que produz o efeito cinza. Não é uma foto para qualquer pessoa, ela precisa estar em forma e exige postura. Cuidado com a coluna torta diferente de inclinada como na foto
2ª pose, MÃO NO ANTE BRAÇO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose frontal com a mão no antebraço, chamo essa de MÃO NO ANTE BRAÇO. Essa luz em questão não faz parte do estilo de Richard Avedon. Tente deixar o dedão da mão que segura escondido, não como nessa pose acima, precisa estar segurando mesmo o braço, fica melhor.
3ª pose, MÃOS NO COLO:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com as mãos juntas, chamo essa de MÃOS NO COLO. A pessoa pode estar sentada em uma caixa ou banquinho, inclina-se para frente um pouco e deixe as duas mãos no colo. O corte pode ser mais aberto se desejar.
4ª pose, BRAÇO CRUZADO COM UM OMBRO NA PAREDE:

Luz lateral com rebatedor na própria parede. Pose frontal com braços cruzados e encostada de lado na parede, chamo de BRAÇO CRUZADO COM UM OMBRO NA PAREDE. Só lembrando que a parede não pode ser colorida, tem que ser branca ou cinza claro.
5ª pose, MÃOS JUNTAS NO ROSTO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose lateral com braços cruzados apoiados e MÃOS JUNTAS NO ROSTO, chamo de mãos juntas no rosto. Existe a necessidade de uma mesa ou bancada para essa foto. Cuidado com a pressão no rosto, tem que ser de leve. Outra coisa importante, não use dedos entrelaçados, prefira a sobreposição. Essa luz tem recorte e luz de fundo. Acho um pouco mais trabalhosa e hoje como precisamos de praticidade ela caiu em desuso, eu particularmente não uso mais.
6ª pose, TRONCO TORCIDO DE BRAÇOS CRUZADOS:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de TRONCO TORCIDO DE BRAÇOS CRUZADOS. O ponto de vista do fotógrafo é altura do peito. Outra coisa ´é a torção, chega a ser um pouco desconfortável para a modelo, mas o resultado fica muito agradável. Cuidado com as marcas de pescoço, esconda se possível.
7ª pose, TÔ INDO EMBORA:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mão no cabelo e outra na cintura, em alguns casos a outra mão pode apoiar o cotovelo, chamo de TÔ INDO EMBORA. Essa é mais ou menos aquilo assim né, pegou o blazer jogou no ombro de vai. Só que as vezes não tem blazer é só a mão mesmo.
8ª pose, PROCURADA, parece um luz de interrogatório policial:

Luz suave superior e frontal ligeiramente lateral, com rebatedor prata lado oposto. Pose frontal com braços cruzados e com as costas na parede, chamo de “PROCURADA“. Essa luz dá um ar de despojamento, ela lembra a luz de um interrogatório policial pois fica alta, quase na testa da pessoa, gosto muito para fotos com duas ou mais pessoas. Essa luz também é muito recomendada para pessoas com mais idade ou peles marcadas, ela tende a minimizar as marcas do rosto. A mulherada adora. Luz suave superior e frontal.
9ª pose, APOIADA NO BALCÃO:

Luz suave lateral com rebatedor prata lado oposto. Pose frontal com mão apoiada no balcão e outra na cintura, chamo de APOIADA NO BALCÃO. Essa pose te um ar de refinamento, gosto muito, elegância pura.
10ª pose, SENTADA DE PERNAS CRUZADAS:

Luz superior ligeiramente lateral com rebatedor prata lado oposto. Pose frontal com mãos apoiadas nas pernas cruzadas. O tronco fica ligeiramente inclinado para frente, chamo de SENTADA DE PERNAS CRUZADAS.
11ª pose, descolado:

Luz QUASE contra e com rebatedor frontal. Pose encostado na parede com uma mão no bolso, chamo de o “DESCOLADO“, o queixo mais alto pode dar um ar desafiador e mais baixo “misterioso”, também gosto muito de girar a cabeça um pouco para deixar apenas um olho mais proeminente bem ao centro da imagem, o olho dominante, aprendi com Steve Maccurry
12ª pose, Superman:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose frontal com as mãos na cintura, chamo essa de “Superman“, peito estufado, confiante, fique um pouca abaixado com a câmera na altura do peito. Isto fará o fotografado parecer mais poderoso e imponente.
13ª pose, abotoadura:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose lateral com as mãos arrumando abotoadura, chamo essa de “abotoadura“. A cabeça precisa ficar bem torcida, como se tivessem chamado a pessoa e ela olha para o lado rapidamente. Ponto de vista do fotógrafo mais baixo.
14ª pose, sombra :

Luz ligeiramente lateral com rebatedor branco lado oposto. Pose frontal com os braços cruzados e encostado na parede, chamo de “sombra“. esta pose tem um ar de “procurado”, como a pose feminina já falada, a luz fica quase na frente do modelo, dá pra ver pela sombra. tem um rebatedor na lateral clareando um pouco a face escura. Aliás muito prazer, Erich Sacco, foto de uma aluna, “Cida”
15ª pose, descolado de braço cruzado na parede:

Luz contra com rebatedor frontal protegendo do flare. Pose do modelo frontal com braços cruzados e encostado na parede, chamo de “descolado de braço cruzado na parede“
16ª pose, O pensador:

Luz contra com rebatedor frontal e luz de recorte lado oposto. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de “O pensador“. Esta luz é diferente das demais, não é a luz do Richard Avedon, como citei, esta tem recorte de luz e é mais dramática. Utilizações mais modernas e para profissões descoladas.
17ª pose, descascando amendoim:

Luz lateral com rebatedor. Pose do modelo frontal com mãos juntas como se tivesse arrancando a cutícula, chamo de “descascando amendoim“. repare no rebatimento para suavizar a lateral escura. Ponto de vista na altura do peito.
18ª pose, no balcão:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com com cotovelo no balcão chamo de “no balcão“. Ponto de vista baixo. Como a da mulher mais acima, só que aqui entra o cotovelo.
19ª pose, o policial:

Luz superior e ligeiramente lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos juntas atrás das costas segurando o punho, o peito fica mais estufado, chamo de “o policial“. Ponto de vista baixo.
20ª pose, inclinado:

Luz suave superior e lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas na perna que deve estar em um banquinho. O tronco fica ligeiramente inclinado, chamo de “inclinado“, parece que a pessoa vai sair correndo, sabe quando o corredor vai largar. Mais ou menos isso.
Para ver mais ideais de fotos corporativas:
fotos masculinas:
https://pin.it/5reRLbM
fotos femininas:
https://pin.it/195Amyl
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Qualquer dúvida estamos à disposição.
Erich Sacco
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