AS melhores poses de RETRATOS CORPORATIVOS
O que é um retrato corporativo e como é produzido? Este ensaio é uma foto profissional da cabeça e ombros com uso de luz de estúdio e fundo neutro. O olhar quase sempre é direto, no sentido da lente. As expressões variam de sério, simpatia e sorriso. O fotografado sempre saberá qual destas o representará melhor. Na questão de iluminação, podemos usar artificial (flashes) ou natural. Existem várias formas para se obter uma boa luz. A que vou apresentar, que gosto muito de usar, é uma luz com flash muito clássica e foi bastante utilizada pelo fotógrafo de moda Richard Avedon. Você precisará de luz suave, um fundo neutro e uma pose confiante e envolvente. Logo abaixo as melhores poses de retratos corporativos femininos e masculinos.
Dizia Richard Avedon “Um retrato não é uma semelhança. No momento em que uma emoção ou fato é transformado em fotografia, não é mais um fato, mas uma opinião. Não existe imprecisão em uma fotografia. Todas as fotografias são precisas. Nenhum deles é verdade”.
No retrato clássico, a regra dos terços diz que os olhos da pessoa fotografada devem estar a altura de um terço superior. A pessoa não deve ficar de frente e no centro, como se faz quando se tira uma foto para documento. A pessoa deve estar com perfil parcial, costas próxima a uma das margens e frente voltada levemente para o lado maior da foto, tendo os olhos direcionados à objetiva da câmera. Olhos baixos significam depressão e tristeza, olhos altos, indicam altivez e contemplação.
As utilizações destas imagens de retrato corporativo variam, mas na grande maioria das vezes são para uma boa apresentação nas redes sociais e outras mídias digitais. Os nomes das poses são apenas para ilustração e não representam algo sobre o fotografado e nem fazem parte de qualquer nomenclatura didática. Esperamos que você curta as melhores poses de RETRATOS CORPORATIVOS femininos e masculinos e respectivas instruções de iluminação por Erich Sacco
Poses de retratos corporativos FEMININOS
- sentada na caixa
- mão no ante braço
- mãos no colo
- braço cruzado com um ombro na parede
- mãos juntas no rosto
- tronco torcido de braços cruzados
- tô indo embora
- procurada
- apoiada no balcão
- sentada de pernas cruzadas
Veja os exemplos abaixo:
1ª pose, SENTADA NA CAIXA:

Luz lateral suave com rebatedor, mãos na coxa e ligeira inclinação pra frente. chamo essa de: SENTADA NA CAIXA, fundo branco sem luz o que produz o efeito cinza.
2ª pose, MÃO NO ANTE BRAÇO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose frontal com a mão no antebraço, chamo essa de MÃO NO ANTE BRAÇO. Essa luz em questão não faz parte do estilo de Richard Avedon.
3ª pose, MÃOS NO COLO:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com as mãos juntas, chamo essa de mãos no colo.
4ª pose, BRAÇO CRUZADO COM UM OMBRO NA PAREDE:

Luz lateral com rebatedor na própria parede. Pose frontal com braços cruzados e encostada de lado na parede, chamo de braço cruzado com um ombro na parede.
5ª pose, MÃOS JUNTAS NO ROSTO:

Luz lateral com rebatedor e luz de recorte contra. Pose lateral com braços cruzados apoiados e mãos juntas, chamo de mãos juntas no rosto.
6ª pose, TRONCO TORCIDO DE BRAÇOS CRUZADOS:

Luz lateral com rebatedor. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de tronco torcido de braços cruzados.
7ª pose, TÔ INDO EMBORA:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mão no cabelo e outra na cintura, em alguns casos a outra mão pode apoiar o cotovelo, chamo de tô indo embora.
8ª pose, “PROCURADA”:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com braços cruzados e com as costas na parede, chamo de procurada. Lembra aquela luz de interrogatórios policiais
9ª pose, APOIADA NO BALCÃO:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com apoiada no balcão e outra na cintura, chamo de apoiada no balcão.
10ª pose, SENTADA DE PERNAS CRUZADAS:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas nas pernas cruzadas. O tronco fica ligeiramente inclinado para frente, chamo de sentada de pernas cruzadas.
Poses de retratos corporativos masculinos:
- descolado
- Superman
- abotoadura na parede
- procurado
- descolado de braço cruzado na parede
- o pensador
- descascando amendoim
- no balcão
- o policial
- inclinado
Veja mais informações com exemplos:
1ª pose, descolado:

Luz contra com rebatedor frontal. Pose encostado na parede com uma mão no bolso, chamo de o “descolado”, o queixo mais alto pode dar um ar desafiador e também gosto muito de girar a cabeça um pouco para deixar apenas um olho mais proeminente.
2ª pose, Superman:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose frontal com as mãos na cintura, chamo essa de “Superman”, peito estufado, confiante, fique um pouca abaixado com a câmera na altura do peito. Isto fará o fotografado parecer mais poderoso.
3ª pose, abotoadura:

Luz lateral com rebatedor também lateral. Pose lateral com as mãos arrumando abotoadura, chamo essa de “abotoadura”. A cabeça precisa ficar bem torcida, como se tivessem chamado a pessoa e ela olha para o lado rapidamente. Ponto de vista do fotógrafo mais baixo.
4ª pose, na parede OU “PROCURADO” :

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com os braços cruzados e encostado na parede, chamo de “na parede”. esta pose tem um ar de “procurado”, a luz fica quase na frente do modelo, dá pra ver pela sombra. tem um rebatedor na lateral clareando um pouco a face escura.
5ª pose, descolado de braço cruzado na parede:

Luz contra com rebatedor frontal protegendo do flare. Pose do modelo frontal com braços cruzados e encostado na parede, chamo de “descolado de braço cruzado na parede”
6ª pose, O pensador:

Luz contra com rebatedor frontal e luz de recorte lado oposto. Pose lateral com cabeça ligeiramente abaixada, chamo de “o pensador”. Esta luz é diferente das demais, não é a luz do R.A.,esta tem recorte de luz e é mais dramática.
7ª pose, descascando amendoim:

Luz lateral com rebatedor. Pose do modelo frontal com mãos juntas como se tivesse arrancando a cutícula, chamo de “descascando amendoim”. repare no rebatimento para suavizar a lateral escura. Ponto de vista na altura do peito.
8ª pose, no balcão:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com com cotovelo no balcão chamo de “no balcão”. Ponto de vista baixo.
9ª pose, o policial:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos juntas atrás das costas segurando o punho, chamo de “o policial”. Ponto de vista baixo
10ª pose, inclinado:

Luz lateral com rebatedor. Pose frontal com mãos apoiadas na perna que deve estar em um banquinho. O tronco fica ligeiramente inclinado, chamo de “inclinado”. parece que a pessoa vai sair correndo, sabe quando o corredor vai largar. Mais ou menos isso.
Estas e muito mais você pode encontrar em nossos serviços da Neopix fotografia e cinema.
Também prestamos os serviços abaixo:
FORMAÇÃO DE BANCO DE IMAGENS PUBLICITÁRIAS (FBIP):
https://neopix.com.br/publicidade/
COBERTURA DE EVENTOS CORPORATIVOS (CEC):
https://neopix.com.br/imagens-corporativas/
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Leave a reply